150 Anos do Nascimento de Egas Moniz 150 Anos do Nascimento de Egas Moniz

Cerimónia Evocativa do 150.º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz

quinta, 28 de novembro

Antes da estreia absoluta do espetáculo inédito “A Nossa Aldeia”, a Câmara Municipal de Estarreja promove a Cerimónia Evocativa do 150.º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz, Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina, esta sexta-feira, 29 de novembro, às 16h30, na Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca. Todos são convidados a participar na sessão, que tem o objetivo de evocar o neurocientista que nasceu neste mesmo dia em 1874, Avanca, e que constitui uma referência obrigatória quando se fala de vultos do século XX, bem como da História da Medicina. 

Irão intervir na sessão: o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, o Presidente do Conselho Português para o Cérebro, Pedro Alberto Silva, e a Presidente da SPNR - Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia, em representação dos premiados com o Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, Ana Mafalda Reis.

A sessão inicia às 16h30 com a receção dos convidados e um momento musical com a escola de música “Sorriso da Lua”, de Avanca.


Estreia de “A Nossa Aldeia”

Este será ainda o dia de estreia do espetáculo multidisciplinar adaptado da opereta de autoria de Egas Moniz, “A Nossa Aldeia”, que sobe ao palco às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, com repetição no dia 30, à mesma hora. A receita deste espetáculo reverte a favor da PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos.

O espetáculo envolve quase uma centena de pessoas, entre elementos da comunidade estarrejense (43), atores amadores, bailarinas, músicos, bombeiros e técnicos, integra a programação de “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”, e é uma coprodução do Município de Estarreja, “Sol d’Alma – Associação de Teatro” e “No sorriso da Lua”, com direção artística, dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, e direção musical e composição de Vítor Sousa.

 

As iniciativas estão inseridas na celebração do 150.º aniversário do nascimento do neurocientista, nascido a 29 de novembro de 1874, que tiveram início em maio deste ano, com os Cafés de Ciência, e decorrem até maio de 2025.