Opereta "A Nossa Aldeia"

29 e 30 de novembro | Sexta-feira e sábado | 21H30

ESPETÁCULO MULTIDISCIPLINAR, BASEADO NA OPERETA DE EGAS MONIZ

CINE-TEATRO DE ESTARREJA

A NOSSA ALDEIA revisita os anos 20, quando Egas Moniz decide escrever na sua casa em Avanca, uma pequena opereta para entreter os amigos mais chegados. De autor, passa a encenador, com a ajuda das indicações rigorosas do seu padrinho Padre António Pinho que fez de contrarregra e sempre sob o olhar vigilante de sua esposa Elvira.

A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de setembro do ano de 1920. A história original conta-se em dois atos e retrata personagens simples do campo e da aldeia de Avanca, que se surpreendem com algumas situações estranhas, que mais tarde vêm a saber, ser culpa de uma dita cadeira que tem o poder de os levar ao passado e projeta-los ao futuro.

Um tema ousado para os anos 20! Assim, todos ficam a saber como será Avanca do futuro, pelo olhar ficcionado de Egas Moniz, que segundo ele, não seria muito diferente das grandes metrópoles atuais. No entanto, sabemos todos, ainda longe de ser uma realidade.

Egas Moniz usa desta ironia para criar uma singela comédia e fazer um tributo à sua terra natal, sem os chavões técnicos da sua escrita médica nem apartes políticos.

Agora, após 150 anos de nascimento de Egas Moniz, a opereta transforma-se em espetáculo de palco. Um tributo, ao homem, que tanto fez por Avanca e seus conterrâneos!

O espetáculo terá a direção artística e encenação a cargo de Leandro Ribeiro e direção musical dirigida por Vítor Sousa. Envolvendo a comunidade e artistas locais, que se apropriarão do texto, e pelo uso da música e do canto, apresentarão uma obra identitária das terras e gentes de Estarreja. Uma coprodução do Município de Estarreja.

OPERETA: versão mais curta, menos ambiciosa e ostensiva do que a ópera, sendo hoje comparada à “comédia musical”.

Adaptação | Direção artística e Encenação | Cenografia: Leandro Ribeiro | Direção musical: Vítor Sousa | Intérpretes Musicais (Música e canto): “No Sorriso da Lua” e Comunidade Estarrejense | Desenho e confeção de figurinos e adereços: Marta Baldaia | Produção executiva (Sol d’Alma): Clara Oliveira | Interpretação: “Sol d’Alma – Associação de Teatro” e Comunidade Estarrejense | Coprodução: Município de Estarreja; “No Sorriso da Lua” eSol d’Alma – Associação de Teatro” | Promotor: Município de Estarreja

Espetáculo que integra a programação “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”

Consulte aqui o programa das comemorações dos 150 anos do Nascimento de Egas Moniz, promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja.

Datas
2024-11-29 a 2024-11-30