Há Festa na Quinta! Há Festa na Quinta!

Há Festa na Quinta!

segunda, 16 de agosto

Dia 3, sexta-feira
10h, 14h e 16h OFICINA DA QUINTA PARA O PAPEL
Público-alvo Crianças dos 4 aos 12 anos
Inscrição prévia | Lotação limitada*

Nesta atividade propomos o reconhecimento da flora da Quinta do Marinheiro pela construção de um catálogo de folhas que encontramos nos espaços outrora percorridos por Egas Moniz. Convidamos os participantes a criar composições com elementos do natural, descobrindo novos materiais, tintas e meios riscadores. [LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]

18h30 CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM Visitas Encenadas à Casa Museu Egas Moniz
Inscrição prévia | Lotação limitada a 12 participantes**
Visita encenada à Casa Museu, a partir de uma carta anónima, relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal.

21h30 MAAT SAXOPHONE QUARTET & ANTÓNIO CARLOS COSTA
Lotação limitada a 40 participantes
Maat Saxophone Quartet é um ensemble 100% português, atualmente fixado em Amesterdão. Vencedor do mais prestigiado prémio de música clássica em Portugal - “Prémio Jovens Músicos” (2018) - e finalista do Dutch Classical Talent (2020), Países Baixos. Maat já se estabeleceu como um dos mais promissores grupos de música de câmara da atualidade. Em 2020 lançou o seu primeiro CD “Ciudades” com a editora Mountains, em Amsterdão.

Dia 4, sábado
Animação itinerante

09h30, 11h, 14h, 15h, 16h30 PASSEIOS DE MOLICEIRO Visita guiada com observação de fauna e flora
Inscrição prévia | Lotação limitada a 12 participantes por embarcação**
Deixe-se deslumbrar pela beleza inigualável da Ria de Aveiro a bordo da mais bonita embarcação do “Mundo”, o barco Moliceiro. Navegaremos entre canais naturais e ilhas à descoberta dos mistérios das tradições e história da região.

10h, 15h, 18h OFICINA DA QUINTA PARA O PAPEL
Público-alvo Crianças dos 4 aos 12 anos
Inscrição prévia |Lotação limitada*

10h30, 15h, 18h CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM Visitas Encenadas à Casa Museu Egas Moniz
Inscrição prévia |Lotação limitada**

11h WORKSHOP DE CIANOTIPIA, por Mário Afonso
Inscrição prévia | Lotação limitada a 10 participantes **
Duração 120’

As cianotipias consistem numa construção de uma impressão fotográfica em tons de azuis. Um processo utilizado para cópias de desenhos e diagramas durante os séculos XIX e XX, mas também para fotografias. A forma como a imagem é apresentada devido à cor, à intensidade e até aos materiais como papel, remete para um lado mais nostálgico.

16h, 19h PEQUENA CIRCOONFERÊNCIA, pela RADAR 360º
Circo contemporâneo
Público-alvo: A partir dos 3 anos
Duração 45’

Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o circo! Dedicada ao pequeno público, a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. Antípoda por natureza, poético, rebelde e sonhador, o imaginário circense faz parte da memória coletiva do público em geral.

Dia 5, domingo
Animação itinerante

10h, 15h, 18h OFICINA DA QUINTA PARA O PAPEL
Público-alvo Crianças 4 aos 12 anos
Inscrição prévia | Lotação limitada *

10h30 WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS
Inscrição prévia | Lotação limitada 12 participantes | Idade 6 a 8 anos**
Cada participante levará para casa os eu “roberto” (cabeça) de madeira que será pintada na oficina e o fato base (luva), que poderá ser posteriormente ornamentado.

10h30, 15h, 18h CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM – Visitas Encenadas à Casa Museu Egas Moniz
Inscrição prévia | Lotação limitada **

14h30 SESSÃO DE YOGA PARA CRIANÇAS, por Dulce Silva
Inscrição prévia | Lotação limitada a 12 participantes**
As sessões desenvolvem-se através de histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações, cultivando os princípios da não-violência, da verdade, confiança e alegria. Estreitam-se laços entre as crianças e os pais (ou adulto acompanhante), que descobrem a SUA criança interior. A alegria e capacidade de aprender não se esgotam com a idade.

A partir das 15h
Demonstração AVES DE RAPINA

JOGOS TRADICIONAIS

STAND UP PADDLE
Inscrição prévia | Lotação limitada **

16h TEATRO DOM ROBERTO, pela Red Cloud - Teatro de Marionetas
Lotação limitada a 50 participantes
Teatro tradicional e popular de marionetas português, o "Teatro Dom Roberto" mostra-se aos mais novos como uma relíquia da nossa cultura! Os robertos ganham vida para a apresentação das duas histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto, "O Barbeiro" e "A Tourada". A dinâmica da manipulação misturada com o som estridente da palheta e as habituais cenas de "paula-da", abrem caminho à marotice disfarçada de ingenuidade, inerente a estas marionetas de luva com cabeças de madeira.

19h D. QUIXOTE, pela companhia Kopinxas
Lotação limitada a 50 participantes
Dom Quixote é um momento de Teatro de Rua construído a partir da interação e do improviso. Partindo em busca de grandes aventuras lá vão Dom Quixote e o seu fiel escudeiro Sancho Pança, honrando sempre segundo os romances de cavalaria uma dama. Dulcineia segue viagem dentro da cabeça e coração de Dom Quixote. O seu fiel escudeiro Sancho Pança pacientemente acompanha o seu amo sempre com a convicção de ter uma ilha para governar pois esta foi a promessa de Dom Quixote.

Visitas gratuitas à Casa Museu Egas Moniz nos seguintes horários: 12H00, 13h30, 14h00, 14h30, 16h30 e 17h00, 17h30

»» TODAS AS ATIVIDADES TÊM ENTRADA GRATUITA

Informações e inscrições: