Apresentação do livro "Egas Moniz - Perfil Político"

quarta, 14 de julho

Refletir sobre Egas Moniz - um político na sombra de um neurocientista

No âmbito da comemoração do 53.º aniversário da Casa Museu, Maria de Lurdes de Breu, uma das primeiras mulheres a serem eleitas presidentes de câmara e esteve cerca de 20 anos à frente da autarquia de Estarreja, apresenta a reedição do livro “Egas Moniz – Perfil Político”, da autoria de António Macieira Coelho, sobrinho neto de Egas Moniz.

No dia 14 de julho, às 18h, vamos refletir sobre a faceta política de Egas Moniz, que desempenhou com clareza e desassombro, onde o espírito de liberdade e patriotismo sempre estiveram presentes, nunca renunciando à sua convicção profunda e afincadamente democrática. Esta obra é mais um marco, um bocado de história, que fica contada e, como tal, mais um contributo para a perenidade desta figura emblemática da cultura portuguesa.

Programação no âmbito da Candidatura (RE)VIVE & FICA, projeto de Programação Cultural em Rede em parceria com a SEMA e com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Murtosa; Sever do Vouga e Ovar. Alicerçado no património imaterial destes 5 territórios, onde a obra literária de autores locais se apresenta como o fio condutor. Em Estarreja vamos (RE)DESCOBRIR EGAS MONIZ, o nosso Prémio Nobel, através do fado, de apontamentos literários e da gastronomia, envolvendo agentes culturais e económicos locais.