Certidão de nascimento de Egas Moniz Certidão de nascimento de Egas Moniz

144 anos do nascimento de Egas Moniz

quinta, 29 de novembro

Avanca, 29 de novembro de 1874. Nascia aquele que viria a ser o Prémio Nobel da Medicina em 1949, o médico e neurocientista António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz.

Filho de Fernando de Pina Resende Abreu e de Maria do Rosário de Almeida de Sousa Abreu, Egas Moniz nasceu às três da manhã, naquela freguesia do concelho estarrejense. Batizado em dezembro do mesmo ano, na Igreja de Avanca, eram seus padrinhos Caetano de Pina Resende Abreu de Sá Freire e Brites Inácia de Pina Botelho.

O neurocientista é indiscutivelmente um dos nomes da medicina mundial. Egas Moniz foi médico, professor, político, escritor, ensaísta e industrial. O médico português é, ainda hoje, considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal.

Nesta data, a Câmara Municipal de Estarreja lembra o pioneirismo da nossa maior personalidade na História da Medicina. Sendo a entidade responsável pela gestão da Casa Museu Egas Moniz, é também por via da salvaguarda deste espaço, que nos últimos anos sofreu várias intervenções de beneficiação e requalificação, que se preserva a memória do médico.

Pode descobrir mais sobre a sua vida e obra neste site ou honrar a memória do génio visitando a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal.