Egas Moniz e o seu papel na Psicocirurgia

quinta, 13 de outubro

O Museu Mac Bride do Centro Hospitalar de Lisboa Central - Hospital de Santa Marta acolhe esta manhã a 9ª edição do Encontro dos Colóquios do Património, com o tema "Egas Moniz: Leucotomia pré-frontal 80 anos depois...".

Em debate estão, entre outros, temas como "Egas Moniz e a sua equipa", "A Psicocirurgia ontem e hoje. Da Leucotomia pré-frontal à Estimulação Cerebral Profunda" ou "Portugal entre Guerras".

O encontro terá um momento dedicado à Casa Museu Egas Moniz, situada na terra natal do cientista em Avanca, com a apresentação de Rosa Maria Rodrigues, conservadora do espaço museológico.

A iniciativa é organizada pela Comissão de Património Cultural do CHLC, Museu Egas Moniz do Hospital de Santa Maria e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

A 27 de dezembro de 1935, Egas Moniz realizava a primeira Leucotomia Pré-Frontal, que consistia em cortar a substância branca dos hemisférios cerebrais, para fazer o tratamento de certas doenças mentais (como esquizofrenia, psicoses, etc). Para a realização desta operação ele próprio criou o "Leucótomo".

Egas Moniz é o único prémio Nobel da Medicina português. A história da ciência reconhece-lhe duas contribuições maiores: a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal. A angiografia valeu-lhe uma primeira e geralmente desconhecida nomeação para o Nobel em 1928. Foi contudo com a Leucotomia Pré-Frontal que surgiu a consagração com o Nobel a 27 de outubro de 1949.

9h00 Sessão de Abertura

Dr. Luiz Damas Mora/Presidente da Comissão do Património Cultural do CHLC
9h30 Do Rossio a Santa Marta, com paragem em S. José, Desterro e Campo de Santana

Dra. Célia Pilão/ Administradora Hospitalar/ Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC)